Procon Goiás já apreendeu mais de 2 toneladas de produtos impróprios (cerca de 10 mil unidades) para o consumo em 2019

Do total de 735 estabelecimentos, 504 foram autuados. Principal problema foi prazo de validade vencido

Goiânia, 12 de agosto de 2019 – Equipes do Procon Goiás apreenderam mais de duas toneladas (cerca de 9,9 mil unidades) de produtos impróprios para o consumo durante fiscalização realizada de janeiro a julho de 2019, em todo o Estado de Goiás.

Neste período, foram fiscalizados 735 estabelecimentos comerciais, dentre eles supermercados, restaurantes, bares e distribuidoras de bebidas. Mais de 500 foram autuados após as irregularidades encontradas.

O principal problema constatado foi o prazo de validade vencido. Alimentos e bebidas como iogurte, refrigerante, garrafas de cerveja e pacotes de biscoito, além de produtos de limpeza, foram apreendidos com data vencida ou sem o prazo de validade informado na embalagem. As mercadorias foram descartadas no local.

O Procon Goiás orienta os consumidores a ficarem atentos com a aparência dos alimentos. Caso notem algo impróprio para consumo, o cliente tem o direito a um novo produto como prevê o Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O CDC defende que o fabricante ou o fornecedor passa a ser o responsável por ressarcir o consumidor, seja com a substituição imediata da quantia paga, seja com o abatimento proporcional do preço.

Atenção, Consumidor!

Para evitar problemas, é necessário que o consumidor verifique em produtos adquiridos em estabelecimentos como supermercado, as condições de armazenamento, data de validade e aparência. No caso de restaurantes, é importante escolher locais conhecidos e com o selo da Vigilância Sanitária.

Caso o consumidor se sinta prejudicado, poderá entrar em contato com o Procon Goiás ou Vigilância Sanitária, que tomarão providências necessárias e ações administrativas contra o estabelecimento ou fabricante.

Atendimento Procon Goiás (Dúvidas, reclamações e denúncias)

Os consumidores podem entrar em contato com o Procon Goiás através dos seguintes canais de atendimento:

Presencial: Realizado na sede do Procon Goiás, localizada na Rua 8, nº 242, Setor Central, em Goiânia; e também nas unidades de atendimento do Vapt Vupt.

Internet: Disponível através da plataforma ProconWeb: https://proconweb.ssp.go.gov.br.

Matéria completa na fonte :: https://www.procon.go.gov.br/noticias-procon/procon-goias-ja-apreendeu-mais-de-2-toneladas-de-produtos-improprios-cerca-de-10-mil-unidades-para-o-consumo-em-2019.html

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *