Conceito de mudança social

Chama-se mudança social a uma modificação importante na estrutura de uma sociedade. Essas alterações podem ocorrer nos valores, tradições, normas ou manifestações materiais da comunidade em questão.

A política, sociologia, economia e história são ciências que estudam as mudanças sociais. As alterações da sociedade podem ocorrer de várias maneiras. Há mudanças que são progressivas e são formadas como o resultado de uma evolução histórica, enquanto outras são abruptas e geram-se a partir de uma revolução ou outro fenômeno.

É importante notar que as mudanças sociais podem ocorrer dentro da comunidade ou ser conduzidas pelas classes dominantes. Os processos são dinâmicos e podem adquirir direções diferentes ao longo do tempo.

Um exemplo de mudança social é o que tem acontecido em muitos países ocidentais em relação à homossexualidade. Por muitos anos, os gays e lésbicas tinham de ocultar sua escolha sexual para não sofrerem discriminação. Com o tempo, grande parte da sociedade começou a compreender que todos os adultos são livres decidir como desenvolver sua vida íntima. A aceitação de casais homossexuais levou consequentemente à possibilidade de formalizar estas ligações perante o estado através de casamentos e uniões civis. Assim, esta mudança social foi institucionalizada.

A consciência ambiental é outro exemplo de mudança social. Mais e mais pessoas entendem a importância de proteger o meio ambiente para evitar que o ser humano continue perdendo recursos naturais e destruindo o planeta. Antes, no entanto, quem tomava decisões com base em critérios ambientais era uma minoria.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/mudanca-social

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *