Conceito de centro histórico

Entre os diferentes significados do termo centro, desta vez estamos interessados em manter seu significado como um conjunto de construções que se desenvolvem em um determinado espaço geográfico, geralmente com uma área de superfície reduzida. Enquanto isso, histórico é tudo ligado à história (eventos passados que, por sua relevância, são considerados dignos de estudo e divulgação).

A ideia do centro histórico, portanto, refere-se ao núcleo dos edifícios mais antigos de uma cidade. Também chamado de centro histórico, este espaço inclui os primeiros edifícios que marcaram o nascimento da localidade em questão.

Normalmente, um centro histórico tem valor cultural, social e turístico. Constitui as raízes da cidade e as fundações das quais surgiram os demais edifícios, instituições etc. É por isso que os centros históricos são geralmente protegidos pelas autoridades por meio de leis e regulamentos, impedindo que os prédios sejam demolidos ou reestruturados.

O centro histórico da cidade peruana de Lima, por exemplo, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1988. Esta área se desenvolve entre os distritos de Rímac e Cercado. No centro histórico de Lima estão a Praça Principal, a Catedral e o Palácio Municipal, entre outros locais de interesse.

Na Espanha, um dos centros históricos mais importantes é o de Saragoça, com bairros como La Magdalena, Tenerías, San Miguel e San Pablo. Entre suas principais atrações estão a Catedral de São Salvador, a Lonja e a Real Maestranza de Caballería.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/centro-historico

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *