Conceito de canal

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa online da Michaelis apresenta 18 significados para canal, um termo cuja raiz etimológica é encontrada no termo latino “canālis”.

A ideia de canal pode ser ligada ao leito aquático construído pelo homem para conduzir ou aproveitar a água. Também se chama canal ao setor mais profundo que permite a entrada em um porto e vias em geral, por onde um fluido pode circular.

Um canal, portanto, pode ser um trabalho de engenharia que permite a navegação a partir da abertura de um curso de água. Os chamados canais de navegação podem ser construídos em um oceano, um rio, uma lagoa ou outras massas de água.

Um exemplo desses canais é o Canal do Panamá, que liga o Oceano Pacífico ao Mar do Caribe. Graças a um sistema de esclusas, os barcos podem ser elevados até um lago artificial chamado Gatún. Outro canal artificial muito conhecido é o Canal do Suez, que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo, no Egito.

Chama-se canal de irrigação, por outro lado, àquele que permite que a água seja direcionada de uma área de captação até um terreno onde é usada para irrigação de cultivos. É importante que esses canais sejam cuidadosamente construídos para evitar danos ambientais.

No campo das comunicações, um canal pode ser o conduto que permite a circulação de uma mensagem. Por extensão, o canal são as estações de rádio e televisão, e as bandas de frequências onde se emitem estas estações.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/canal

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *