Conceito de camuflagem

O conceito de camuflagem vem da palavra francesa “camouflage” e faz referência ao ato e ao resultado de camuflar: esconder ou encobrir algo através de uma aparência que cria confusão.

No campo militar, a camuflagem tem como objetivo tentar que soldados ou veículos passem despercebidos aos olhos dos inimigos. O objetivo da técnica é ser-se confundido com o meio envolvente. Um uniforme verde e marrom, por exemplo, pode camuflar-se com a vegetação.

Quando a camuflagem é bem-sucedida, soldados, tanques e aviões podem se mover sem serem detectados pelas forças inimigas. Dessa forma, suas operações ficam facilitadas e conseguem mesmo atacar de surpresa.

No caso de animais e plantas, a camuflagem é geralmente chamada de fenômeno biológico que permite que os organismos se adaptem a diferentes contextos para se esconder de seus predadores.

Muitos seres têm a capacidade de adotar a cor do ambiente: é o caso dos camaleões. Outros animais já nascem com uma tonalidade que os ajuda a atravessar seu habitat para proteger-se de possíveis predadores.

Deve-se notar que os padrões de camuflagem mais comuns, sejam militares ou naturais, são geralmente reproduzidos em roupas e acessórios. Há pessoas que, por razões estéticas, optam por usar calças ou camisas com motivos que se referem a técnicas de camuflagem. Esses padrões também aparecem em bolsas e sacos. Nestes casos, não há intenção de esconder ou passar despercebido, mas é uma escolha relacionada à moda e estilo.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/camuflagem

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *