Conceito de campus

O vocábulo latino campus, que se traduz como planície, é usado em nossa língua com referência aos edifícios e terrenos pertencentes a uma universidade. Um campus abriga a infraestrutura e os diferentes espaços de um estabelecimento de ensino deste tipo. Por exemplo: “Durante meu tempo na faculdade divertia-me muito no campus”. “O campus universitário é espetacular”, “Um tiroteio em um campus dos EUA deixou um saldo de três mortos”.

Um campus é geralmente composto das várias faculdades da universidade com bibliotecas, cafeterias, residências para os alunos, ginásios e espaços verdes. A intenção é que os alunos possam desenvolver a sua vida no campus, encontrando tudo o que precisam para os seus estudos, mas também opções de lazer. Os campi são uma evolução a partir das escolas medievais, onde os alunos estudavam e viviam. Atualmente, pode-se encontrar campi universitários em muitos países.

Um campus virtual, por outro lado, é uma plataforma digital que expande a vida acadêmica de uma universidade para além do espaço físico. Nesses campi os alunos podem acessar informações sobre suas qualificações e consultar os horários das aulas, entre outras possibilidades.

No domínio do desporto chama-se campus às sessões de formação para crianças e jovens que praticam uma determinada atividade. É habitual que estes campi sejam organizados por clubes que têm atletas profissionais ou por desportistas famosos que desejam transmitir seus ensinamentos para as gerações mais jovens.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/campus

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *