Conceito de cambalacho

Um dos significados mencionados no Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa online da Michaelis para cambalacho alude a uma troca ou permuta que se desenvolve em condições pouco claras ou que envolve elementos de valor escasso. Estes usos do conceito têm geralmente uma carga pejorativa ou depreciativa.

Por exemplo: “O governo promove o cambalacho de aparelhos antigos com alto consumo de energia por outros mais modernos e eficientes”. “Amanhã haverá um cambalacho de livros na praça da cidade”, “Ambas as equipes estão à procura de um cambalacho para mudar suas figuras”.

Outro sentido para a palavra cambalacho alude a um conluio ou tramoia. Por isso, pode-se usar cambalacho nos seguintes exemplos: “Este partido político é um cambalacho! É composto de comunistas, liberais e nacionalistas”. “Este filme fala de um cambalacho organizado para destruir o presidente daquele país”, “Parece que há um cambalacho para acabar com aquele software vendido livremente”.

Cambalacho foi também uma telenovela produzida pela Rede Globo, escrita por Silvio de Abreu e contando com os atores Fernando Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Natália do Vale, Cláudio Marzo, Susana Vieira, Edson Celulari e Débora Bloch.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/cambalacho

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *