Conceito de barbárie

A ausência de civilidade, educação, cortesia ou respeito é chamada de barbárie. O conceito, que vem da palavra latina “barbaries”, também se refere à brutalidade e selvageria.

Por exemplo: “O que está acontecendo na Síria é uma barbárie que ninguém deveria tolerar”, “O jogo acabou na barbárie: duas pessoas morreram e dezenas de pessoas ficaram feridas pelos confrontos entre os seguidores de ambas as equipes”, “As pessoas não apoiam mais a barbárie dos narcotraficantes e exigem respostas concretas às autoridades”.

A ideia de barbárie está ligada ao comportamento dos bárbaros. Esta denominação foi concedida, em diferentes épocas da história, por certos povos a outros que eles consideravam inferiores ou não educados. Na Idade Média, por exemplo, os grupos que atacaram os romanos e se espalharam por várias regiões europeias costumavam ser chamados de bárbaros.

Os bárbaros, nesse sentido, eram os que agiram com violência e sem respeitar as normas sociais. Por extensão, o estado propiciado pelos bárbaros era chamado de barbárie.

Hoje, o conceito de barbárie é frequentemente usado para nomear o que, por causa de sua excessiva crueldade ou falta de civilidade, escapa do habitual em uma comunidade. Vamos supor que ocorrem incidentes sérios em um show de rock. Grande parte do público causa danos ao estádio, machuca policiais que trabalham no evento e destrói carros e negócios à saída do recinto. Nas crônicas jornalísticas, os repórteres falam de barbárie, já que era uma situação fora de controle, onde as leis eram deixadas de lado e muitas pessoas não respeitavam os critérios básicos de coexistência e comportamento social.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/conceito-de-barbarie

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *