Conceito de barafunda

A etimologia da palavra barafunda deriva da palavra castelhana “barahunda”. Este termo é definido no Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa da Michaelis como uma grande confusão, desordem ou perplexidade.

Por exemplo: “Naquela época, a região era uma barafunda onde o caos reinava e a lei não era aplicada com frequência”, “O criminoso aproveitou a barafunda e pegou em uma sacola com os pertences pessoais do artista”, “A barafunda eleitoral ficou para trás: agora chegou a hora de governar”.

A barafunda pode ser entendida como uma bagunça, uma confusão, um emaranhamento, um alvoroço ou uma briga de grandes proporções.

Vamos supor que, enquanto uma função teatral está sendo executada, a luz na sala é cortada. Após alguns minutos no escuro, quando a energia retorna ao teatro, muitos espectadores percebem que seus pertences foram roubados. Então há uma barafunda com gritos, choros e reclamações. Ninguém entende o que aconteceu ou sabe quem é o responsável, desencadeando um escândalo.

Uma barafunda também pode ocorrer em um bar quando um grupo de homens alcoólatras começa a insultar e atacar alguns dos clientes. Em poucos segundos, é desencadeada uma bagunça com empurrões, pancada e ataques verbais de todos os tipos. A barafunda acaba quando os encarregados de segurança do bar conseguem conter as pessoas violentas e expulsá-las do local.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/barafunda

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *