IBGE disponibiliza informações geoespaciais com mapeamento de recursos naturais no território nacional

Direito Ambiental –

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, hoje, um novo conjunto de informações geoespaciais sobre Geologia (rochas), Geomorfologia (relevo), Pedologia (solos) e Vegetação para recortes cartográficos ao redor das cidades do Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Rio Doce (MG), Paranapanema (SP), Cuiabá (MT), Salvador(BA), Aracaju (SE) e Recife (PE). As informações sobre essas regiões contribuem para o mapeamento dos recursos naturais no país e objetivam colaborar nos estudos e avaliação de impactos ambientais.

As informações, que somente podem ser visualizadas e editadas em softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), estão disponíveis aqui.

Os novos produtos, da Coordenação de Recursos Naturais do IBGE, dão continuidade ao Projeto de Levantamento de Recursos Naturais do IBGE, cuja finalidade é produzir e divulgar informações que se constituam em insumos para políticas públicas e sirvam de subsídio para o desenvolvimento sustentável. O mapeamento, que descreve o espaço físico e biótico (vegetação) segundo as normas dos Manuais Técnicos de Geociências do IBGE, também pode ser cruzado com informações da própria instituição, como também de outras instituições, visando enriquecer estudos e análises sobre diversos temas.

Fonte: IBGE, 28/11/2016.

IBGE disponibiliza informações geoespaciais com mapeamento de recursos naturais no território nacional

Source:: Direito Ambiental

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *