Estudo organizado: esquematizando o caminho dos seus sonhos

Estudar é a única opção para todos que estão na luta para alcançar a tão sonhada aprovação em um concurso público. Mas será que todos já possuem a “sua” técnica de estudos mais adequada?

Neste artigo, preparei um resumo bem legal sobre uma das técnicas que utilizo com meus coachees, uma sequência de passos que facilitarão o seu estudo e a compreensão do tema a ser estudado.

Um dos ciclos que mais utilizo para quem está estudando a médio e longo prazo é o Ciclo de fixação, que carinhosamente chamo de TAVAQ : Teoria – Anotações – Vídeo – Anotações – Questões . Nele, o coachee segue uma lógica, iniciando suas atividades pelo conteúdo escrito – podendo ser “lei seca” ou PDF autossuficiente, para ter contato inicial com o tema, por meio de uma leitura “ativa” (grifos, palavras-chave, resumo em tópicos), guardando o resultado dessa etapa para a fase da revisão do conteúdo. Posteriormente, é preciso assistir às videoaulas do tema lido – pactuado previamente, no cronograma semanal e complementar, o resultado da fase anterior (inserir novos termos, tópicos). A terceira etapa é opcional , geralmente para aqueles que possuem uma memória visual aguçada e que precisamos otimizar: elaborar Flash Cards, em papel ou fichas. Por fim, deve-se responder questões dos temas estudados, tendo o cuidado de utilizar “filtros” adequados para a seleção das questões, a fim de que não se encontrem questões que ainda não foram estudadas. É preciso se lembrar de registrar as questões que errou ou as em que teve dúvidas para iniciar o dia posterior sanando-as.

Sequência de estudo – Ciclo de fixação | TAVAQ

E como vou organizar o seu tempo? Vamos lá!

Uma vez definido o ciclo que você irá seguir para estudar de forma eficaz, também é necessário organizar o tempo de estudos para que ele seja eficiente.

De nada adianta estudar 4, 5, 6 ou 10 horas ininterruptas, o seu cérebro ficará cansado e não absorverá todas as informações necessárias.

Pensando na exaustão derivada de se estudar tantas horas a fio, além dos candidatos que dispõem de pouco tempo para estudo, utilizo, com meus coachees, um método para tornar o estudo eficiente. Esse método consiste em intercalar horas de estudo com outras atividades que ajudam no ciclo de fixação – TAVAQ, pois aumentam a capacidade de concentração, compreensão e alta performance cerebral. Dessa forma, mesmo que você estude 2 horas por dia, essas horas serão melhor aproveitadas e, com certeza, terão resultados eficientes.

Ciclo para aumentar a fixação no método TAVAQ

Além das ações do ciclo, sugiro algumas posturas e mudanças de hábitos para que o ritmo do corpo acompanhe a necessidade do ritmo cerebral do momento. Deixo claro que a busca pelos profissionais habilitados para alguns dos passos se faz necessária e que cada pessoa possui necessidades diferentes. Além disso, elenco 10 passos, mas de forma genérica, e alguns deles a maioria das pessoas deveria seguir, independentemente de ser concurseiro ou não. Vamos lá:

10 passos para um estudo saudável:

  1. O alongamento fará você se sentir melhor, ativa e funciona como preparo da musculatura para um dia de estudos. Pode usar e abusar.
  2. Antes de iniciar o processo, é importante respirar profundamente. Fechar os olhos, inspirar profundamente, sentindo os pulmões se encherem de ar, expirar levemente, soltando o gás carbônico e imaginando que TODAS AS PREOCUPAÇÕES estão saindo do seu pensamento.
  3. A cada 50 min, faça uma pausa de 10 min. É preciso levantar, hidratar-se (ingestão hídrica é mais do que necessária), ir ao banheiro, olhar o filho lindo. Só está proibido: acessar redes sociais, telefonar ou fazer algo que o desconcentre/desconecte da organização que estamos propondo.
  4. Antes de retomar os estudos, deve-se fazer alongamento;
  5. Voltar aos estudos.
  6. No final de cada dia, responder questões dos temas;
  7. NÃO iniciar novo tema sem findar o conteúdo anterior. Lembre-se: só podemos começar algo se terminarmos o que estávamos fazendo, ou seja, FECHAR CICLOS.
  8. Anotar as questões que errou e, ANTES DE INICIAR O ESTUDO NO DIA SEGUINTE, revisar/tirar dúvidas das questões que não acertou.
  9. Manter o local de estudo organizado, pode trocar de espaço para que você não sinta uma “rotina desgastante”. Mudar de ares sempre é bom, mesmo que seja do quarto para a sala! Rsrs.
  10. Hidratação (mínimo de 2 litros por dia), diurese nos intervalos (jamais prender a urina, pois é infecção urinária CERTA), ALIMENTAÇÃO BALANCEADA (evitar gorduras, frituras e massas. Opte por uma dieta hipossódica – pouco sal e hipocalórica. Café é bom. mas em excesso causa ansiedade e taquicardia – sensação de angústia: uma xícara pela manhã e uma dose pequena depois do almoço.

Sei que é um desafio, também sei que, às vezes, é necessário desacelerar, recomeçar… dar dois passos para trás para conseguir dar 10 passos para frente. Havendo dificuldade, não hesite em contratar um profissional especialista em concursos: um Coach ou um Mentor.

Muita paz e não se esqueça de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo…

Já pensou em estudar orientado por um coach para passar em concurso? Clique aqui e conheça o time de consultores do Gran Cursos Online. Acelere a sua aprovação!

Quer passar em concurso em 2019? Confira uma lista elaborada pelo Gran Cursos Online de editais que podem ser publicados no ano que vem!


Natale Souza – Enfermeira, graduada pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana – em 1999; pós-graduada em Saúde Coletiva pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz – em 2001, em Direito Sanitário pela FIOCRUZ em 2004; e mestre em Saúde Coletiva. Atualmente, é servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador e atua como Educadora/ Pesquisadora pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ – no Projeto Caminhos do Cuidado. Além disso, é docente em cursos de pós-graduação e preparatórios para concursos há 16 anos, ministrando as disciplinas: Legislação do SUS, Políticas de Saúde, Programas de Saúde Pública e específicas de Enfermagem.


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

The post Estudo organizado: esquematizando o caminho dos seus sonhos appeared first on Blog Gran Cursos Online.

Matéria completa na fonte :: https://blog.grancursosonline.com.br/estudo-organizado-esquematizando-o-caminho-dos-seus-sonhos/

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *