Concurso previsto: o que significa? Saiba mais!

Imagine o cenário: você finalmente encontrou a seleção pública que parece perfeita para os seus objetivos, mas ao procurar por mais notícias sobre ela, você encontra a situação do concurso público listada como concurso previsto. Afinal, o que isso quer dizer? Será que o certame vai mesmo acontecer? Será que não vai? Quanto tempo vai demorar até a publicação do edital e realização das provas?

Pensando em te ajudar a responder todas essas perguntas e descobrir um pouco mais sobre esse estágio de concurso público muito amplo definido como concurso previsto é que criamos este conteúdo! Acompanhe para saber mais detalhes!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!

Concurso previsto: afinal, o que isso quer dizer?

Um concurso previsto é a seleção pública cujo os primeiros trâmites (processos internos) já começaram a ser realizados para possibilitar a sua realização. Parece uma definição bem extensa, não é mesmo? Pois é! A notícia de um concurso público previsto pode surgir com a notificação do órgão de que estudos internos para uma nova seleção estão sendo realizados, por exemplo.

Mas, calma! Isso não quer dizer que a situação de concurso previsto não pode ser definida. Na maioria dos casos, um concurso previsto enquadra a seleção nos primeiros degraus de criação de um concurso público: isto é, a solicitação e a disponibilidade de orçamento. Afinal, a realização de um concurso público é um processo trabalhoso (e caro!) que necessita de recursos.

Exatamente por isso, o concurso previsto é uma atividade que precisa estar listada nas Leis e Diretrizes Orçamentárias Anuais Federais, Estaduais ou Municipais. Quando falamos nisso, também falamos de PPA, LDO e LOA. Venha descobrir mais sobre o significado dessas siglas no tópico abaixo.

Concurso Previsto e as Leis Orçamentárias

Vamos supor que você está muito ansioso para fazer uma viagem para um lugar especial: você precisará de planejamento prévio e organização de um orçamento para fazer acontecer acontecer, não é mesmo? Assim você garante que todas as suas outras contas serão pagas e a conta termine no verde. Pois é! Com a Administração Pública é a mesma coisa: para realizar quaisquer ações (incluindo os concursos públicos) é preciso que estejam listadas nas Leis Orçamentárias Anuais.

Mas quais são essas Leis Orçamentárias e como elas influenciam os concursos previstos? Veja um pequeno sumário cada uma delas:

  • PPA (Plano Plurianual): reúne as metas e objetivos orçamentários da Administração Pública em um período de 4 anos. Do ponto de vista de gestão estratégica, o PPA é a visão macro que influencia as outras Leis Orçamentárias de maneira geral. Deve ser submetido até o dia 31 de Agosto do segundo ano de mandato do atual presidente e aprovado até o final do mesmo ano.
  • LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias): quebra o PPA em metas menores, distribuindo-as num período de ano a ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias pontua também quais são as prioridades e foco para os investimentos do próximo ano. Para o Governo Federal, esse documento deve ser enviado até o dia 15 de abril de cada ano e aprovado até o dia 17 de julho.
  • LOA (Lei Orçamentária Anual): reunindo informações da LDO e do PPA, a LOA é o orçamento propriamente dito e devidamente detalhado. O documento é divido em diferentes seções, como: educação, transporte e saúde, por exemplo. Nele também há a expectativa de receitas. No âmbito federal, a LOA deve ser submetida até o dia 31 de agosto de cada ano e aprovada até o dia 22 de dezembro, entrando em vigência logo no início do ano seguinte.

Ou seja, são usualmente descritos como concursos previstos aquelas seleções que constam nas Leis Orçamentárias e especialmente na LOA do ano vigente! Afinal de contas, o primeiro requisito para a viabilização da seleção já foi cumprido! Veja como algumas informações sobre o Poder Legislativo foram listadas na LOA 2022, por exemplo:

Concursos previstos: exemplo da LOA 2022 para o Poder Legislativo

Perceba que o Concurso do Senado Federal foi listado como concurso previsto na LOA 2022, anunciando a vacância de 19 cargos. Seguindo a publicação do documento, essa seleção foi autorizada e já está com comissão formada! Ou seja, tudo indica que ela acontecerá em breve!

Vale ainda lembrar que a LOA trata especificamente de seleções de âmbito Federal e da União. Isso quer dizer que Estados e Municípios poderão realizar previsões orçamentárias específicas, de acordo com calendários por eles estabelecidos. Você pode buscar pelos diferentes documentos em Diários Oficiais Estaduais ou nos portais eletrônicos de cada localidade.

Então um concurso previsto na LOA sempre vai acontecer?

Infelizmente isso não é sempre uma certeza. Afinal de contas, como já mencionamos anteriormente, a disponibilidade e aprovação de orçamento são apenas as primeiras etapas da formulação de um concurso público. Depois de recebido o sinal verde, o órgão ainda precisará passar por alguns processos internos para de fato prosseguir com a autorização.

Mas não deixe isso desanimá-lo! Se a sua seleção dos sonhos está listada como concurso previsto, já é um excelente sinal! Efetivamente, o mais importante é que o processo de formulação esteja sempre progredindo. Você pode acompanhar as notícias de desenvolvimento de cada certame por meio da publicações do Blog Gran Cursos Online, basta procurar pelo seu concurso público de escolha!

Concurso previsto: quais são as oportunidades aguardadas para 2022?

Você sabia que o Orçamento de 2022 prevê um total de 43.192 vagas, sendo 38.929 oportunidades através de provimento e outras 4.263 por meio de criação de novos concursos públicos? É muita oportunidade boa chegando por aí!

Saiba mais detalhes sobre os concursos previstos 2022!

Concurso previsto: quanto tempo demora para a publicação do edital?

Isso dependerá da rapidez dos outros processos em cada órgão. A publicação da LOA em Diário Oficial (para os concursos de âmbito federal), geralmente acontece entre o final de um ano financeiro o início do próximo. No entanto, é difícil estimar os trâmites internos de cada Instituição para a concessão da autorização. Dito isso, depois que a autorização é publicada, geralmente pode-se esperar a publicação do edital de concurso público para um período médio de 6 meses.

Uma bom curso de ação é ficar atento aos desenvolvimento do concurso previsto que chamou a atenção e já iniciar os estudos desde que a previsão nas Leis Orçamentárias for anunciada. Ainda que o processo demore mais do que 6 meses, é muito conteúdo para se estudar e a construção de uma base de conhecimentos pré-edital sempre é muito bem vinda para garantir um excelente desempenho e garantir a aprovação.

Como estudar para um concurso previsto?

Se você escolheu começar a estudar para um concurso previsto, então você ingressará numa trajetória de estudos para concursos públicos pré-edital. Existem diversos benefícios de começar a estudar dessa maneira, mas o principal deles é mais tempo e tranquilidade.

Na prática isso quer dizer que não será preciso encaixar direto 4 a 6 horas de estudos na sua rotina: você poderá introduzir a preparação aos poucos, começando com uma hora por dia, por exemplo. Pode parecer pouco (especialmente comparando às muitas histórias de aprovação que acabamos lendo sobre), mas o mais importante nesse período é construir o hábito de estudar. Além disso, também é compreender que o estudo para concurso público é uma maratona.

O estudo para um concurso previsto também permite que você trabalhe com mais cuidado na construção da sua base de conhecimentos gerais: ou seja, Língua Portuguesa, Informática, Matemática, Raciocínio Lógico. Acredite: depois que o edital for publicado, você sentirá cada vez mais pressão para investir nas matérias específicas. Por isso, cuide especialmente da sua base nesse primeiro momento.

Outras dicas essenciais para estudar para concurso previsto

Veja mais dicas de como utilizar seu tempo da melhor maneira possível quando estiver estudando para um concurso previsto:

  • Invista na produção de materiais de revisão: aqui vale pensar em resumos, flashcards, mapas mentais. Ou seja, tudo que facilite a lembrança rápida dos pontos mais importantes do que você estudará de maneira mais aprofundada no período pré-edital. Isso é importante para garantir que você não precise estudar novamente um conteúdo do zero: otimização do tempo é essencial!
  • Resolva questões de concurso e simulados desde o início: muito além de ajudar você a assimilar mais rapidamente os conteúdo, as questões de concurso e simulados poderão ajudá-lo também a compreender de maneira prática quais são aqueles conteúdos que você tem mais dificuldade e em quais aspectos. Elas também ajudarão a treinar você nos moldes de cobrança da banca examinadora.
  • Tenha um plano de estudos: mesmo estudando para um concurso previsto, é preciso que suas rotinas de preparação sejam organizadas para que o seu tempo realmente renda da maneira que você pretende. Você sabia, por exemplo, que não é recomendado estudar uma mesma matéria por mais de 2 horas? Pois é! Todos esses detalhes são importantes!
  • Busque materiais de qualidade: poder contar com materiais atualizados, objetivos e que combinem com você é muito importante. A apresentação de exemplos e uma linguagem clara são pontos que você pode utilizar na hora de decidir quais materiais escolher.
  • Experimente técnicas de estudos: existem diversas maneiras diferentes de aprender e todas elas são válidas. Um dos benefícios do estudo para concurso previsto é justamente ter tempo para descobrir quais das técnicas combina melhor com você da melhor maneira possível: por meio da experimentação! Uma outra dica importante é manter a mente aberta para diferentes formas de aprender, às vezes você pode se surpreender muito com os resultados!

Concurso previsto: como o Gran Cursos Online pode ajudar você a se preparar?

O Gran Cursos Online oferece uma série de recursos para auxiliá-lo na etapa de preparação de concurso previsto, tanto em formato de investimento, quanto gratuitos!

Você pode tanto localizar o concurso previsto na lista de cursos específicos, quanto garantir a preparação completa, com a maior riqueza de recursos e ferramentas para auxiliar na sua aprovação com a Assinatura Ilimitada 7.0!

Confira abaixo também os recursos gratuitos:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe mais sobre o que é um concurso previsto e o que isso significa para você como concurseiro! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Matéria completa na fonte :: https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-previsto-o-que-significa/

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.