Concurso Politec PE deve acontecer no 2º semestre de 2022!

O concurso Politec PE deve acontecer em breve. O concurso público da Polícia Científica de Pernambuco já está autorizado pelo governo do Estado de Pernambuco.

A previsão é de que o edital do concurso Politec PE seja publicado ainda no segundo semestre de 2022. Recentemente a deputada Delegada Gleide Ângelo protocolou indicações na ALEPE solicitando a realização do certame.

Veja abaixo o índice com informações sobre o edital Politec PE:

Destaques:

Concurso Politec PE: Situação atual

Concurso Politec PE: Último concurso

O último concurso da Polícia Científica de Pernambuco aconteceu em 2016 e foi organizado pela banca organizadora Cespe. O concurso Politec PE ofertou 316 vagas de nível superior. Os cargos ofertados foram:

  • Auxiliar de Legista;
  • Auxiliar de Perito;
  • Perito Papiloscopista;
  • Médico Legista; e
  • Perito Criminal (12 especialidades distintas).

A remuneração inicial oferecida no edital do concurso Politec PE de 2016 foi de R$ 3.276,42 a R$ 8.497,62, a depender da função escolhida.

Volte ao topo

Concurso Politec PE: Conheça as Etapas de Prova

As etapas previstas no edital do concurso Politec PE 2016 foram:

  • Provas objetivas;
  • Provas discursivas;
  • Prova de capacidade física;
  • Avaliação psicológica;
  • Exame médico;
  • Investigação social;
  • Cursos de Formação.

Todas as etapas tiveram um caráter eliminatório. Além disso, as etapas de curso de formação e das provas objetivas e discursivas tiveram um caráter classificatório.

Prova objetiva do Concurso Politec PE

As questões das provas objetivas foram do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, segundo o comando da questão.

Para os cargos de Auxiliar de Legista, de Auxiliar de Perito e de Perito Papiloscopista, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valeram 60,00 pontos.

Para os cargos de Médico Legista e de Perito Criminal – todas as áreas, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valeram 100,00 pontos.

Ambas as provas abrangeram os objetos de avaliação constantes no conteúdo programático do edital do concurso Politec PE 2016.

Prova discursiva

Para os cargos de Auxiliar de Legista, de Auxiliar de Perito e de Perito Papiloscopista, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 20,00 pontos e consistiu da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de tema da atualidade.

Para os cargos de Médico Legista e de Perito Criminal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 40,00 pontos e consistiu de um estudo de caso, de até 30 linhas cada, no valor de 20,00 pontos, e de uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, no valor de 20,00 pontos, acerca da área de conhecimentos específicos de cada cargo/área.

Teste de Aptidão Física

O TAF do concurso Politec PE 2016 foi composto pelos seguintes exercícios:

  • a) flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);
  • b) impulsão horizontal (sexos masculino e feminino);
  • c) natação (sexos masculino e feminino); e
  • d) corrida de 12 minutos (sexos masculino e feminino).

Avaliação Psicológica

Para cada cargo, foram avaliados os seguintes requisitos psicológicos:

  • a) Auxiliar de Legista: trabalho em equipe, atenção concentrada, organização, responsabilidade, planejamento, meticulosidade, inteligência, empatia, controle emocional, disciplina, autoconfiança, relacionamento interpessoal, raciocínio espacial, iniciativa;
  • b) Auxiliar de Perito: trabalho em equipe, responsabilidade, disciplina, controle emocional, inteligência, atenção concentrada, organização, atenção dividida, autoconfiança, meticulosidade, memória visual, relacionamento interpessoal, raciocínio espacial, persistência, dinamismo, iniciativa, tomada de decisão, empatia;
  • c) Perito Papiloscopista: persistência, controle emocional, inteligência, tomada de decisão, organização, atenção concentrada, meticulosidade, relacionamento interpessoal, memória visual, empatia, raciocínio verbal, raciocínio espacial;
  • d) Médico Legista: responsabilidade, inteligência, trabalho em equipe, controle emocional, disciplina, memória visual, autoconfiança, atenção concentrada, relacionamento interpessoal, planejamento, persistência, organização, raciocínio espacial, empatia, raciocínio verbal;
  • e) Perito Criminal – todas as áreas: meticulosidade, trabalho em equipe, responsabilidade, inteligência, organização, controle emocional, atenção concentrada, persistência, planejamento, tomada de decisão, iniciativa, raciocínio espacial, atenção dividida, relacionamento interpessoal, memória visual, dinamismo, raciocínio verbal, empatia.

Exame médico

O exame médico objetivou aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Inicial Técnico Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.

Investigação social

A investigação social verificou a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo, tendo como resultado recomendado ou não recomendado.

Curso de formação

O Curso de Formação, de caráter eliminatório, foi realizado no Campus de Ensino Recife (CERE) da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES), pela SDS/PE, sendo regido pelas normas inerentes à categoria funcional, por este edital e pelo edital de convocação para a matrícula.

O Curso de Formação teve aulas presenciais, em tempo integral, com atividades que puderam ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados.

Materiais gratuitos do Concurso Politec PE

Muitas oportunidades vão aparecer este ano no mundo dos concursos públicos. A oportunidade de ter uma remuneração alta, estabilidade e um vida melhor nunca esteve tão perto de ser alcançada.

Quando você vai parar de postergar a realização dos seus sonhos e começar a agir para alcançá-los?

Se você tem o desejo de vencer todas as dificuldades e tem a dedicação necessária para alcançar os seus objetivos, o Gran Cursos Online preparou algo especialmente para você.

A nossa equipe organizou um material focado nas principais disciplinas e conteúdos cobrados nos concursos de todo o país!

Um material incrível e feito sob medida para você começar a se preparar para as principais seleções.

Nós poderíamos cobrar caro em um material como esse, mas transformar histórias é o que amamos fazer.

Por isso, estamos disponibilizando todo esse curso GRATUITAMENTE para todos que acessarem o link abaixo:

Clique AQUI e comece a mudar de vida!

Agora não é mais a hora de dar desculpas, é hora de começar a agir. Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2022!

Volte ao topo

Resumo do Concurso Politec PE

Politec PE Polícia Científica de Pernambuco
Situação atual Autorizado
Banca organizadora a definir
Cargos a definir
Escolaridade Nível Superior
Carreiras Policiais
Lotação Pernambuco
Número de vagas a definir
Remuneração a definir
Clique aqui para fazer o download do último edital do concurso Politec PE

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Matéria completa na fonte :: https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-politec-pe/

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.