Conceito de pousio

Pousio, com origem nas palavras “pouso+-io”, é uma noção que permite nomear a terra que é destinada à lavoura mas que não é semeada durante mais de um ano com o objetivo de recuperar suas melhores condições.

O pousio é o resultado da ação de repousar, que consiste em arar o solo sem semear para poder descansar. O objetivo do pousio é evitar a superexploração do recurso natural.

As populações originais do continente americano já recorriam ao pousio na antiguidade. No continente europeu a técnica começou a tornar-se popular a partir da Idade Média.

Através do pousio os ciclos de cultivo e descanso são combinados. Desta forma, procura-se que o solo não perca suas qualidades. Em geral, durante o pousio, o solo é arado, embora não seja cultivado. Isso permite eliminar ervas daninhas e aumentar a umidade do solo, favorecendo a recuperação de minerais perdidos com a cultura.

Atualmente, na maioria das explorações agroindustriais o pousio não é praticado, uma vez que se pretende obter proveitos de maneira constante, sem importar a destruição do solo. Em contraste, as populações indígenas tendem a manter o pousio para equilibrar o uso de recursos naturais e minimizar a pressão exercida sobre o terreno.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/pousio

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *