Conceito de balsa

Chama-se de balsa à estrutura feita de toras de madeira que se utiliza como embarcação. Por extensão, também se chama de balsa aos barcos infláveis usados em emergências quando um navio maior está em risco de naufrágio.

As balsas são planas e podem ser construídas a partir de várias maneiras. Além das madeiras, podem ser usados diferentes tipos de tábuas, canas ou mesmo substâncias sintéticas.

A história das balsas tem vários milênios. O homem construiu balsas desde a antiguidade para flutuar e navegar rios, mares, lagos, riachos, lagoas e todos os tipos de corpos de água.

A madeira de balsa, por outro lado, é aquela obtida da árvore “Ochroma pyramidale”. Destaca-se pela sua baixa densidade: é uma madeira mais leve que a cortiça. Pela sua baixa densidade (140 kg/m³ – aproximadamente um terço de outros tipos de madeiras duras) é muito usada para maquetes, aeromodelos e materiais que flutuam, como por exemplo, salva-vidas. Originária da América do Sul, destaca-se por seu rápido crescimento e suas qualidades para o desenvolvimento de isolamento acústico e térmico.

Uma pintura a óleo criada pintor da época do romantismo Théodore Géricault e que está exposta no Museu do Louvre também se denomina “A Balsa da Medusa”.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/balsa

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *