Conceito de balé

O balé é uma dança clássica cuja representação é desenvolvida por um grupo em palco. O conceito, de origem francesa de acordo com o que é indicado no dicionário da Real Academia Espanhola (RAE), também é usado para nomear a companhia de dançarinos e a música composta para este tipo de dança.

Em seu formato clássico, o balé exige que o dançarino domine completamente seu corpo. É por isso que os especialistas sugerem que os bailarinos em potencial aprendam balé desde cedo (a partir dos seis anos de idade), porque, caso contrário, terão muita dificuldade em controlar seus movimentos com o nível de precisão exigido por essa dança.

Por causa do esforço necessário para aperfeiçoar e da capacidade de concentração que é necessária para a execução dos passos, é comum que o balé seja considerado como um modo de vida para aqueles que o praticam. O desafio é fazer com que todos os músculos e partes do corpo se movam em absoluta harmonia no palco, algo que exige muito ensaio e treinamento.

Os bailarinos, por exemplo, devem poder se mover apoiando-se nas pontas dos dedos dos pés. Para isso, eles têm sapatos especiais, embora o essencial seja que eles desenvolvam uma enorme força nos músculos da panturrilha e dos pés.

Entre os mais famosos compositores de música para balé estão Piotr Ilich Chaikovski (1840-1893), Ígor Stravinski (1882-1971) e Richard Strauss (1864-1949). Do conjunto de dançarinos, é possível destacar Rudolf Nuréyev, Julio Bocca e Mijaíl Barýshnikov.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/bale

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *