Conceito de atropelamento

Conhece-se como atropelamento o ato e resultado de atropelar. Este verbo, por outro lado, alude a empurrar ou colidir com alguém ou algo; agir sem respeito; ou executar uma ação de maneira precipitada e irresponsável.

Por exemplo: “Os investigadores procuram testemunhas do atropelamento de uma criança na Avenida Central”, “A decisão do governo de demitir jornalistas da mídia estatal é um atropelamento da liberdade de expressão”, “Isso é um atropelamento! Eles não podem me penalizar pela falta de pagamento de uma fatura que eles nunca me enviaram”.

Atropelamento pode ser usado para nomear o evento que ocorre quando um veículo atinge um pedestre (isto é, quando ele o atropela). Se um automobilista que dirige a uma velocidade de mais de 100 quilômetros por hora cruza um sinal vermelho e colide com uma mulher que tenta atravessar a rua, o transeunte é vítima de atropelamento.

A noção é geralmente usada quando uma pessoa ou uma instituição atua sem respeitar as leis, regulamentos ou mesmo as regras de convivência social. Suponha que um governo decida que todos os cidadãos devem provar sua identidade se um policial assim o exigir; caso contrário, eles serão detidos. Numerosos advogados descrevem a medida como um atropelamento da liberdade individual, argumentando que ninguém tem a obrigação de provar quem é apenas por estar em um espaço público e lembrando que todas as pessoas são inocentes de qualquer crime até que um processo judicial prove o contrário.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/atropelamento

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *