Conceito de aquisição

aquisição

Aquisição, do latim tardio “acquisitio”, “onis”, é o ato ou o processo de se adquirir algo (físico ou não).

A compra de alimentos é caracterizada como uma aquisição

O termo pode ser aplicado em diferentes contextos onde se tome posse de algo, por exemplo: quando uma empresa decide que precisa ter mais produtos em seu estoque, entrando em contato com o fornecedor e comprando mais produtos, o que ela faz é uma aquisição.

Em outro contexto seria quando uma pessoa vai até um supermercado e compra alimentos, fazendo também uma aquisição de bens de consumo para si.

Podemos falar ainda sobre aquisição de serviços, que é quando uma pessoa contrata algum tipo de serviço como manutenção, reparo, serviço de streaming, etc.

Uma pessoa pode fazer uma aquisição de produto ou serviço de uma empresa ou também de outra pessoa.

Também, a aquisição é algo que pode acontecer de distintas formas, tais como: por compra, através de permuta ou mesmo por doação.

Veja a seguir o uso do termo em algumas frases para que haja um melhor entendimento:

– A aquisição que você fez para a sua empresa foi realmente ótima;

– Esse livro foi uma das melhores aquisições que já fiz até hoje;

– O diretor fez uma importante aquisição para o elenco da série neste ano.

Aquisição para o Direito

O Direito entende como aquisição o ato jurídico onde transmite-se uma propriedade ou direito de uma pessoa (física ou jurídica) para outra, sendo que essa outra pessoa agora é a titular dessa propriedade ou desse direito.

É chamado de adquirente (esse determinado em contratos de compra e venda) ou adquiridor a pessoa que faz a aquisição de alguma coisa de maneira legal. O adquirente, no contrato de compra e venda de imóveis, por exemplo, trata-se aquela pessoa que adquire o imóvel.

Falando ainda falar sobre a pessoa que se torna a dona de um bem móvel ou imóvel, isso pode se dar través da compra, por herdar esse bem ou, ainda, por meio de doação. Todos esses podem ser processos legais para a posse.

Conhece-se ainda como adquirente as empresas de serviços financeiros que possuem o objetivo de liquidar transações nesse âmbito através de cartão de débito ou de crédito.

Aquisição e compra

conceito de aquisição
No âmbito empresarial, aquisição e compra podem ter conceitos distintos

No uso no dia a dia, o termo aquisição surge como sinônimo de compra, por tanto, quando se deseja dizer que adquiriu alguma coisa por um preço, então é comum usar o termo “compra” ou “aquisição“, veja a seguir alguns exemplos com cada um desses termos:

– Comprei aquele carro por um preço muito bom;

– Fiz a aquisição daquele carro por um preço muito bom;

– A compra de insumos feita para o escritório resultou em prejuízos;

– A aquisição de insumos feita para o escritório resultou em prejuízos.

Contudo, numa empresa, é comum que se distinga compra de aquisição. O primeiro seria usado para definir o processo de obtenção de produtos e a obtenção de serviços essenciais para as operações da uma empresa. Por sua vez, a aquisição também lida com a compra, mas essa ainda faz uso da avaliação do produto ou serviço, assim como a análise sobre a sua origem, com a possível compra após isso.

Sobre a aquisição na psicologia

Na área da psicologia, entende-se por aquisição a capacidade que se tem de adquirir conhecimento. Podemos falar aqui sobre o desenvolver da fala nas crianças, onde a aquisição da fala é uma etapa crucial para isso.

A aquisição de conhecimento é algo que segue os seres vivos ao longo de sua existência, contribuindo para o desenvolvimento de outras habilidades.

Veja a seguir alguns exemplos de aplicação do termo nesse contexto:

– O conhecimento é uma importante aquisição para quem quer melhorar na sua carreira, conquistando novos patamares;

– Adquirir conhecimento é um dos melhores investimento que alguém pode fazer.

Aquisição em astronomia

Há também o processo onde faz-se a busca de naves ou de satélites que estejam em órbita, a fim de rastreá-los, o que recebe o nome também de aquisição.

Uso do termo em informática

Conhece-se também por aquisição o processo onde se faz o recolhimento de dados usados no mundo real para depois esses serem enviados para processamento num computador. A isso é dado o nome de aquisição de dados.

Nesse contexto, o recolhimento dos dados faz a captação e a conversão do sinal em sinal eletrônico, e isso em seguida passa a ser analisado e é disposto num banco de dados, podendo ser esses dados manipulados através do computador.

Esse é conhecido ainda como data acquisition e é usado na medição de fenômenos físicos e realiza seu registro de algum modo para depois fazer a análise. Um sistema para aquisição de dados geralmente é composto por: sensores, condicionadores de sinal, conversores que convertem do analógico para o digital e o computador.

Ainda sobre esse tipo de sistema, ele geralmente faz a medição de: voltagem, corrente, vibração e choque, temperatura, entre outros fenômenos.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/aquisicao

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.