Conceito de aptidão física

análise da aptidão

Aptidão física remete a capacidade que se possui para realizar atividades físicas sem se lesionar ou sem muito esforço.

A análise da aptidão física é importante para que se realizem as intervenções adequadas

O termo aptidão refere-se à disposição para executar um trabalho num dado nível. E ela pode ser física como também uma aptidão mental.

Já física, por sua vez, remete ao conjunto da estrutura física de uma pessoa ou mesmo animal.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um indivíduo possui aptidão física quando o mesmo consegue realizar atividades físicas de maneira que alcance o esperado com a prática delas.

A aptidão física está relacionada ao bem-estar e também a qualidade de vida de uma pessoa.

Há especialistas que classificam a aptidão física como sendo algo que depende de habilidades para a realização de atividades físicas, tais como potência, agilidade, coordenação, etc., e também da saúde, com fatores como a resistência cardiorrespiratória, força muscular, entre outros, influenciando. Assim, seria necessário que esses dois estejam atuando bem (a saúde e as habilidades).

Logo, há muitos elementos envolvidos para que haja a classificação de uma pessoa como tendo uma boa aptidão física, não sendo apenas a medição da força muscular, flexibilidade e resistência muscular (tal como muitos acreditam).

Analisar a aptidão física de um paciente é importante para que se realizem as intervenções adequadas a fim de promover a prevenção ou tratamento adequado dos fatores que são considerados de risco.

Teste de aptidão física

aptidão física
Antes de começar a praticar uma atividade física é ideal fazer o exame de aptidão física

O teste de aptidão física (TAF) é um teste complementar utilizado em alguns concursos em países como o Brasil. A exemplo disso há o concurso para quem quer seguir carreira na polícia, devendo realizá-lo a fim de comprovar as capacidades físicas do candidato.

Se for observado um resultado que não seja satisfatório, então esse candidato pode até mesmo ser eliminado do processo de seleção.

Há quem busque um profissional de educação física com o propósito de que esse o treine por meio de treinos de alto desempenho. Os candidatos costumam ainda buscar auxílio médico para complementar isso, sabendo das suas condições e capacidades mediantes exames.

Mas o também chamado de exame de aptidão física ainda serve para avaliar as condições físicas de um indivíduo antes que ele comece a prática de alguma atividade física qual não havia realizado antes.

Pessoas que queiram praticar algum esporte ou mesmo começar a praticar alguma arte marcial, por exemplo, podem ter que realizar esse teste. Também, quando uma pessoa pretende ir para a academia, antes é recomendado que ela faça esse teste para saber se possui a capacidade física para praticar os exercícios, além de saber quais exercícios pode ou não realizar.

Esse teste então identifica como essa pessoa se sairia realizando exercícios moderados, como também realizando exercícios mais intensos.

Mas há casos ainda em que esse teste é solicitado nas empresas, a fim de que sejam testadas as capacidades físicas do novo funcionário.

Na avaliação da aptidão física, diferentes profissionais podem intervir para a realização dessa, tais como: profissionais de educação física, de fisioterapia, médicos e até mesmo nutricionistas. E assim consegue-se ter uma compreensão mais clara das habilidades do indivíduo no que tange ao seu físico e condições de saúde.

Teste ergométrico

Há também o chamado teste ergométrico, ainda conhecido como teste de esforço ou teste de esteira, que é solicitado por profissionais médicos a fim de avaliar as capacidades físicas de um paciente.

Esse teste consiste no paciente caminhar e logo após correr sobre uma esteira, enquanto aparelhos se encontram ligados ao seu corpo para medir seus sinais vitais.

Nesse tipo de teste o especialista costuma dispor entre 8 a 13 minutos para avaliar as capacidades do paciente em distintos níveis de esforço. E esse esforço é aumentado gradualmente, até que se atinja a exaustão. Começa-se caminhando num nível normal de caminhada, depois segue-se para uma caminhada mais rápida e segue-se assim até que no final seja uma corrida sobre a esteira.

Por esse teste ser um exame que faz a verificação de diferentes variáveis, com foco em verificar o sistema cardiovascular de um indivíduo, então o mesmo precisa ser assinado por um especialista em cardiologia.

Através desse teste é possível não somente avaliar a aptidão física de um paciente, como também revelar problemas que se manifestariam apenas depois de realizar-se esforço. Além do mais, esse teste pode ajudar na identificação de riscos de funcionalidade e qual o grau disso.

O teste é ainda um meio de contribuir para que se consiga determinar um programa voltado para a prática de exercícios físicos. Em outras palavras, se alguém pensa em começar algum esporte ou fazer musculação, por meio desse teste sabe-se até que ponto esse indivíduo pode realizar certos exercícios físicos sem que isso afete sua saúde (além de quais exercícios pode realizar), segundo o seu nível de aptidão física. Mas claro que outros teste e exames devem ser solicitados para complemento deste.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/aptidao-fisica

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.