Conceito de apoptose

apoptose

Denomina-se de apoptose o processo de morte celular programada, voltado para organismos multicelulares.

O processo de apoptose é essencial no organismo de humanos e animais

Basicamente, esse processo consiste na célula, que em breve será destruída, fazendo com que enzimas sejam ativadas e essas irão degenerar o seu DNA, além das proteínas citoplasmáticas e nucleares.

A apoptose é conhecida ainda como “morte celular programada” e nem sempre ela se caracteriza como um processo patológico, com essa sendo essencial para o organismo.

Dos instrumentos que atuam na ativação desse processo, o principal é o ativar das caspases, onde no seu centro ativo contam com cisteína, sendo também as que clivam proteínas que contêm os resíduos de ácido aspártico. Há no organismo dos humanos 12 tipos de caspases, contudo apenas a 8 e a 9 se fazem presentes no processo de apoptose.

Pode ser que soe estranho que o organismo destrua células que fazem parte da sua estrutura, contudo esse é um processo essencial para fazer a reparação de tecidos que já estão velhos, além de ajudar na defesa contra certos processos infecciosos.

Apoptose e necrose

É feita a classificação da morte celular segundo as suas características, assim temos a necrose a apoptose.

Aqui é importante mencionar que a apoptose é diferente da necrose, onde essa última se trata da morte das células por meio de lesão. Na necrose, a membrana plasmática perde a sua integridade, além de haver a ruptura da célula. E nesse processo acontece a liberação do conteúdo da célula, o que gera danos às células adjacente.

Essas duas, necrose e apoptose, acontecem em situações distintas e compreendem etapas distintas também.

Para um melhor entendimento, podemos dizer que a apoptose é um processo que ocorre de maneira organizada, fazendo a divisão celular em partes menores (formando pacotes), facilitando o reciclar dessas por outras células que as pegassem. Enquanto isso, a necrose não possui organização em seu processo, fazendo com que haja uma resposta do sistema imunológico, causando um processo inflamatório.

Por que a apoptose

conceito de apoptose
Se algumas células continuam no organismo elas podem causar danos preocupantes, assim a apoptose trata de eliminá-las

Muitos podem acreditar que a morte de células do corpo seja algo ruim, sendo que não é bem assim. A morte de células por meios de lesões ou o uso de produtos químicos, por exemplo, se caracteriza como algo ruim, mas há também a morte de células que precisam necessariamente morrer, contudo, isso deve acontecer de maneira organizada, sendo por isso que existe a apoptose.

Um exemplo bem comum de como a morte celular é importante em alguns casos é no processo de desenvolvimento: os dedos dos seres humanos tiveram que passar por um processo de morte das células que se encontram entre eles para que fossem formados e ficassem como hoje são, do contrário, haveria membranas entre os dedos dos indivíduos adultos ou até mesmo esses membros seriam bem diferentes do que são.

Os embriões possuem uma mão que é um bloco de tecido que lembra um pé de pato, mas com a apoptose (que acontece entre os dedos) essa mão é modelada até chegar ao que os humanos possuem hoje.

Em resumo, a apoptose existe para eliminar, de maneira organizada, as células que não devem mais estar presentes no organismo.

Há casos em que se algumas células permanecerem no organismo elas podem gerar danos, tais como infecções virais ou até mesmo provocar alterações no DNA.

Em outros casos, a presença de células que não deveriam estar no organismo pode provocar danos em órgãos do corpo. Além disso, a existência dessas poderia até mesmo impedir que novas células se formem.

Outras situações onde ocorre a apoptose

A apoptose costuma ocorrer em situações fisiológicas, tais como:

– Quando acontece a destruição das células no processo de formação do embrião (embriogênese);

– Quando as células já executaram a função, tal como no caso dos chamados neutrófilos na inflamação aguda;

– Também quando as células endometriais se desprendem quando há o ciclo menstrual;

– Entre outros casos.

Mas essa também pode acontecer em casos patológicos, tais como:

– No destruir de células que foram infectadas pelo vírus ou pelos mecanismos de imunidade do organismo onde esse vírus se encontra;

– Na morte programa de células miocárdicas por conta da miocardite chagásica (pela doença de Chagas);

– Há ainda a que acontece por conta da lesão do DNA por efeitos como o das drogas usadas para tratar o câncer ou devido a hipóxia, por exemplo.

Apoptose em animais

Mas podemos ainda falar sobre apoptose em animais, sendo um exemplo comum quando um girino perde a sua causa, enquanto torna-se um sapo.

Problemas no processo de apoptose

Há casos onde o processo de apoptose não acontece de forma devida, o que leva a má formação/desenvolvimento de algum membro, por exemplo.

Falando sobre esse processo na formação e no moldar dos dedos de um indivíduo, se a apoptose não ocorre corretamente, pode resultar, por exemplo, nesse indivíduo tendo os dedos grudados, com a presença de membrana entre eles (ficando similar aos pés de um pato).

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/apoptose

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.