Conceito de anúncio

anúncio

O termo anúncio pode ser aplicado em diferentes contextos, sempre com o significado de divulgar algo. Todo anúncio tem o objetivo de comunicar sobre algo publicamente: “vistes o anúncio que saiu no jornal hoje?”.

Todo anúncio tem o objetivo de comunicar algo ao público

E o termo anúncio é derivado do latim “annuntius“, que possui o significado de “o que anuncia”.

Podemos ter um anúncio feito na televisão, sendo uma notícia ou mesmo um comercial, por exemplo. Esse anúncio terá o propósito de apresentar alguma coisa, sendo na maioria das vezes feito por uma empresa ou profissional ou, ainda, por uma figura pública.

Ainda podemos ter um anúncio feito por uma pessoa sobre algum fato importante: “hoje anunciei na empresa que na semana que vem será meu casamento”, “ele se levantou e disse aos convidados que faria um anúncio importante”, “o casal anunciou a gravidez no começo do ano”.

Pronunciamento

Um anúncio pode ser uma mensagem deixada por alguém como um político ou alguma figura pública, tendo esse o objetivo de comunicar uma ação importante para um determinado público, por exemplo:

– O prefeito fará um anúncio hoje das medidas que tomará para impedir o avanço da doença na cidade;

– A cantora fez um anúncio ao público sobre a sua aposentadoria;

– O ator fez um anúncio por meio da sua assessoria de imprensa sobre o ocorrido naquele dia.

Anúncio publicitário

Quando falamos em anúncios, o conceito mais usual é o de anúncio publicitário, que se trata de uma forma de apresentar para o público um produto, serviço ou uma marca. Os comerciais que passam na televisão, na internet e em jornais e revistas, por exemplo, são anúncios publicitários.

Esse tipo de anúncio tem o objetivo de atrair o público para que conheçam uma marca ou adquiram um produto ou serviço que é apresentado.

Para a criação de um anúncio desses são usados diferentes tipos de elementos, por exemplo: imagens, vídeo, texto, áudio, etc.

Nos dias de hoje, as marcas cuidam para que a mensagem transmitida por meio dos seus anúncios publicitários seja de acordo com os interesses do seu público, pois apenas assim elas conseguirão atrair a atenção deles e alcançar o objetivo propostos com o uso desses anúncios.

Como mencionado, um anúncio publicitário pode ser em vídeo ou em texto e imagem ou, ainda, apenas em textos (mas esse tipo é mais raro).

No que diz respeito aos anúncios em imagem com textos, podemos tomar como exemplo os outdoors, os anúncios em revistas, jornais, etc. Inclusive, há ainda os anúncios na internet em sites, blogs, entre outros.

Já sobre os anúncios em vídeo, eles são aqueles que são transmitidos na televisão e pela internet. Esse tipo de anúncio acaba conseguindo evocar um sentimento no público até de modo mais fácil do que seria com um anúncio em imagem e texto, posto que há ali elementos com mais dinâmica, podendo usar música e outras linguagens para isso.

Anúncios na internet

conceito de anúncio
Os anúncios pela internet permitem que se meça seu desempenho

Temos hoje em dia boa parte dos anúncios sendo elaborado para apresentação na internet. Quanto a isso, podemos mencionar os anúncios na internet em texto, links, anúncios em vídeo, imagem com texto, etc.

Diferente de anúncios na televisão, rádio, revistas, etc., os anúncios feitos para a internet permitem maior interação do público.

A pessoa que se depara com esse anúncio pode fazer um clique na imagem, link, banner ou outro recurso e ser direcionado para o site da marca que o fez. E essa marca consegue usar ferramentas para medir o desempenho desse anúncio (saber quanto cliques ele recebeu, a localização de quem clicou, etc.), diferente do que seria no caso de anúncios em outras mídias como a televisão.

Os anúncios pela internet podem acontecer por meio de sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, etc. É comum que se chame a estratégia de usar a internet como forma de divulgar uma marca de marketing digital.

Na internet, os anúncios costumam ser chamados de “ads”, que é um termo em inglês com o significado de anúncio ou publicidade, mas geralmente esses são os anúncios que as pessoas ou empresas pagam para que apareçam em diferentes locais na internet.

Anúncio como sinal

Por fim, há também o uso do termo “anúncio” como forma de indicar algo, sendo muitas das vezes usado como sinônimo de “o que indica que…”.

Se há a seguinte frase:

– O anúncio da primavera são o desabrochar das flores”.

Essa frase acima poderia ser substituída por:

– O que indicada que haverá primavera são o desabrochar das flores.

Mas tal termo pode surgir como sinônimo de outros termos com o mesmo significado de sinal, indicativo, veja outros exemplos a seguir:

– O anúncio de que tudo terminaria foi a sua frieza cada dia mais evidente.

Essa frase poderia ser substituída por:

– O que mostrava que tudo terminaria foi a sua frieza cada dia mais evidente.

Matéria completa na fonte :: https://conceito.de/anuncio

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.